Após 22 anos, Porto Belo será a primeira escala para cruzeiros internacionais no Brasil

Um intervalo de 22 anos marca o último navio a ser alfandegado em Porto Belo, no Litoral Norte de SC, e essa terça-feira (9). A cidade voltou para a rota dos cruzeiros internacionais e está habilitada como a primeira escala nacional para os transatlânticos.

MSC Musica chegou com 2,5 mil turistas vindo da Argentina – Foto: Prefeitura de Porto Belo/Reprodução/ND

O navio que retomou essa fase foi o MSC Musica, que atracou nesta terça com 2,5 mil passageiros à bordo, vindo da Argentina. A parada é considerada uma “escala-teste”, formato que irá se repetir no dia 17 de janeiro.

Com essas experiências, será possível apontar eventuais adequações necessárias para a implementação permanente do serviço. Dessa forma, na próxima temporada de cruzeiros a cidade de Porto Belo poderá receber ainda mais escalas internacionais e turistas do mundo todo.

Segundo a presidente da Fundação de Turismo, Zene Drodowski, o alfandegamento projeta Porto Belo a nível internacional, além de movimentar a economia do município. “Com esse avanço, nosso destino ganha em competitividade, prevendo mais do que o dobro de escalas e paradas de navios. Isso se traduzirá em um impacto significativo na economia local, estimado em cerca de 40 milhões de reais”, destaca.

A nacionalização dos navios ao entrarem no país passa pela liberação dos órgãos competentes, como a Polícia Federal e a Receita Federal. Portos com alfandegamento, como agora é o caso de Porto Belo, têm maior facilidade em proceder com essas escalas, tornando as rotas de navegação mais fluidas e atraindo novas companhias para a cidade.

MSC Preziosa abriu a temporada de cruzeiros no Litoral Norte catarinense, ainda em novembro – Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Belo

A retomada do alfandegamento é um projeto que vem sendo desenvolvido há sete anos pela Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Com geografia privilegiada e mais de 20 anos de experiência em receber cruzeiros, Porto Belo é considerada a Capital Catarinense dos Transatlânticos.

Entre as ações realizadas para a volta dos cruzeiros internacionais estão a construção do Terminal Turístico de Passageiros junto ao Píer Municipal, adequação da operação no local, capacitação de servidor da área da Segurança Pública para atuar no Segurança Portuária, entre outras medidas.

Organizações de Porto Belo investiram em estrutura para receber navios de cruzeiro

A Associação das Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo (ACIP) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Porto Belo) viabilizou a contratação de empresa especializada para a elaboração do estudo de avaliação de risco e do plano de segurança pública portuária (PSPP), que incluiu a estruturação do terminal com instalação de câmeras, detector de metais e outros equipamentos necessários para viabilizar o alfandegamento da Instalação Portuária de Turismo – IPTur de Porto Belo.

“A ACIP e a CDL uniram esforços porque o alfandegamento pode mudar completamente a realidade de Porto Belo e de todos os que vivem aqui. Então, hoje é o início desta nova história que deve trazer não apenas turistas de todas as partes do mundo, mas alavancar ainda mais o turismo e a economia do município”, ressalta Maycol Marini, presidente da ACIP.

De acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA – Brasil), o gasto médio de passageiro por parada é de R$ 620 em todo o país. Dos navios nacionais que param em Porto Belo, 80% a 90% dos passageiros descem para visitar a cidade.

A expectativa da CDL é que o total de desembarque de turistas internacionais mantenha a mesma média e que o consumo seja maior em comparação aos visitantes brasileiros.

“O alfandegamento possibilita a vinda de turistas com melhor poder aquisitivo e que consome mais nas paradas, o que direta ou indiretamente beneficia toda a cidade, tornando a economia mais pujante e ativa”, destaca Lúcio Vasconcellos do Amaral Abreu, presidente da CDL de Porto Belo.

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