VÍDEO: Golfinhos encantam turistas na Praia do Estaleiro, em Porto Belo

Um grupo de golfinhos encantou moradores de Porto Belo ao nadarem ‘à vontade’ na Praia do Estaleiro, uma das mais famosas da região. O flagra, publicado nas redes sociais, mostra os animais emergindo e mergulhando na água próximos a uma embarcação.

Imagem ilustrativa de como funciona respiração de golfinhos: eles pulam para fora da água e captam o ar

Golfinhos são comuns em Santa Catarina e, dessa vez, deram as caras em Porto Belo. – Foto: Reprodução/Freepik

Essa não é a primeira vez que os golfinhos visitam o município. Em 2019, eles apareceram na Praia do Caixa D’Aço e proporcionaram um ‘show’ aos banhistas que lá estavam. O mamífero, na verdade, já virou uma ‘atração turística’ de Santa Catarina.

No entanto, algumas aparições também acendem alertas. Toninhas, uma espécie do animal ameaçada de extinção, já foram encontradas mortas em praias do Estado. Em novembro, um filhote foi resgatado em Florianópolis.

Outros lugares de Santa Catarina conhecidos pelos golfinhos são Laguna, onde eles até ‘ajudam’ pescadores; a Baía de Babitonga, entre Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul, que abriga uma população de toninhas e a Baía de São Miguel, em Governador Celso Ramos, com 60 a 80 botos.

Praia do Estaleiro, em Porto Belo, vista do mar; local registrou aparições de golfinhos

Praia do Estaleiro, em Porto Belo, já registrou aparições de golfinhos em outras ocasiões – Foto: Prefeitura de Porto Belo/Reprodução/ND

Golfinhos respiram fora d’água e são considerados extremamente inteligentes

Os golfinhos registrados em Porto Belo saíam do mar e mergulhavam de volta por que, diferentemente dos peixes, eles não respiram por guelras. Por serem mamíferos e não possuírem esses órgãos, sua respiração é pulmonar e feita fora d’água.

Além de proporcionarem esse espetáculo visual, esses animais também são muito inteligentes, na verdade, estão entre os mais espertos do reino. Eles possuem uma linguagem própria, podem aprender sistemas de comunicação dos humanos, a usar ferramentas e até praticar esportes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.