Obras no segundo acesso entre Bombinhas e Porto Belo devem seguir, decide MPF

As obras de melhoria no segundo acesso entre Bombinhas e Porto Belo, no Litoral Norte de Santa Catarina, devem seguir, é o que determina a decisão do MPF (Ministério Público Federal), ao longo desta semana.

O parecer favorável é referente ao acesso pelo morro de Zimbros, em Bombinhas, e Vila Nova, em Porto Belo, uma alternativa que deve desafogar os já tradicionais congestionamentos para acesso a Bombinhas durante a temporada de verão, que chegam a 8 horas.

Imagem aberta do segundo acesso a Bombinhas e Porto Belo

Obras de pavimentação retomam no Morro de Zimbros – Foto: Júlio Cavalheiro/SECOM/ND

O MPF considerou que a intervenção realizada na estrada foi apenas uma manutenção, o que permite manter a via aberta e em condições de tráfego.

No entanto, a pavimentação é uma questão distinta, que dependerá de projetos específicos e das licenças necessárias. “A decisão que obtivemos agora autoriza a manutenção da estrada, mesmo que seja de terra, para garantir o tráfego no local”, destaca a prefeitura em nota.

Obras trarão melhorias a acesso já existente a Bombinhas

A decisão também se baseou na avaliação do IMA (Instituto do Meio Ambiente), que confirmou a conformidade das obras com as normas ambientais vigentes.

Imagem da praia de Zimbros, em Bombinhas

Durante o verão, acesso a Bombinhas pode chegar a 8 horas  – Foto: Zimbros Ecotur

As obras, contam com aproximadamente 5 km de extensão, foram planejadas com atenção para minimizar o impacto ambiental, preservando a vegetação nativa e a integridade do ecossistema.

A via, que conecta Bombinhas e Porto Belo sofreu anos de abandono, resultando em dificuldades de mobilidade para moradores e comerciantes locais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.