Próxima temporada de cruzeiros em SC terá aumento de 70% nas escalas; veja onde

A temporada de cruzeiros marítimos 2023/2024 será maior e mais extensa em Santa Catarina, com o número de escalas indo de 64 para 113, aumento de 76,5% em relação ao último período.

A duração será de 172 dias e haverá também um crescimento de 78% no número de leitos disponíveis. As primeiras embarcações devem chegar à costa catarinense a partir do dia 4 de novembro.

Santa

Devem ser realizadas 113 escalas no litoral de Santa Catarina durante a próxima tempora 2023/2024 – Foto: PMBC/Reprodução/ND

As informações foram divulgadas durante um encontro na manhã do último dia 22, que reuniu o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, o presidente da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Marco Ferraz, o presidente institucional da Costa Cruzeiros, Renê Hermann, e Javier Carnevale, da MSC Cruzeiros.

De acordo com a Clia Brasil, Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, vai receber 54 escalas nesta temporada, mais que o dobro das 22 realizadas no período encerrado em abril deste ano. As escalas sobem de 25 para 38 em Itajaí e de 17 para 21 em Porto Belo, ambas cidades situadas também no Litoral Norte do estado.

Ainda na mesma região, há a possibilidade de estreia de destinos catarinenses, com escalas-teste em Penha e São Francisco do Sul, além do trabalho de longo prazo para viabilizar a passagem dos cruzeiros por outros locais.

Encontro foi realizado no último dia 22 – Foto: Saulo Oliveira/SETUR/Reprodução

Ao todo, nove navios fazem as escalas, bem como foi em 2022/2023. O grande diferencial é que desta vez eles terão maior capacidade. Vale ressaltar também que Santa Catarina foi o estado que mais cresceu na temporada de cruzeiros no Brasil.

O secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis, Ed Pereira, também participou do encontro e, portanto, foram discutidas novas tratativas sobre a possibilidade da capital catarinense ter uma escala-teste ainda nesta temporada.

Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, enfatizou a importância de mais um encontro com o Governo do Estado e disse: “Santa Catarina a gente vai subir 71% para próxima temporada. Ultrapassamos 350 mil leitos no estado e temos um potencial enorme”.

Cruzeiros

Santa Catarina foi o estado que mais cresceu na temporada de cruzeiros no Brasil – Foto: Rafael Mendes/PMBC/Reprodução/ND

Confira alguns dados de acordo com a Clia Brasil

Temporada 22/23 em Santa Catarina

Itajaí – 27 escalas – 74 mil leitos

Balneário Camboriú – 20 escalas – 81 mil leitos

Porto Belo – 17 escalas – 51 mil leitos

Total – 64 escalas – 177 mil leitos

Números do setor no Brasil

R$ 605,90 – Impacto econômico médio gerado por cruzeiristas nas cidades de escala (Balneário Camboriú e Porto Belo)

R$ 770,97 – Impacto econômico médio gerado por cruzeiristas nas cidades de embarque e desembarque (Itajaí)

22 mil empregos – média é de 4.5 mil por navio

Adicionar aos favoritos o Link permanente.